Instituto Pensar - Casagrande oferece apoio a SC e recebe pacientes com Covid-19 para UTIs

Casagrande oferece apoio a SC e recebe pacientes com Covid-19 para UTIs

por: Eduardo Pinheiro 


ES vai receber pacientes de Santa Catarina para tratar a Covid-19. Foto: Michael Dantas/AFP

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (1º), o estado irá disponibilizar leitos de UTI para o tratamento de pacientes da Covid-19 de Santa Catarina. O estado vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito e superlotação nos hospitais.

"Temos 45 leitos à disposição de outros estados. Estamos vendo o crescimento da pandemia no Brasil e é fundamental trabalharmos juntos?, enfatizou o governador.

Leia também: Casagrande e governadores assinam nota contra ?fake news? de Bolsonaro

Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) catarinense confirmou que serão transferidos 16 pacientes de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira (2) para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. A Superintendência de Regulação ainda está avaliando as condições clínicas de pacientes para formalizar as transferências, segundo o G1.

Essa não é a primeira vez que o governo capixaba oferece ajuda. Entre os dias 21 e 22 de janeiro, o estado 36 pacientes transferidos de Manaus, para darem continuidade ao tratamento contra o novo coronavírus. Depois de receber os amazonenses, o Espírito Santo ainda acolheu mais 15 rondonianos.

Exemplo no combate à pandemia, Casagrande informou também que nos próximos 15 dias serão abertos 70 novos leitos de UTI para Covid-19 no Espírito Santo. Até o fim de abril, serão mais 88 leitos. O governo afirmou que alguns serão comprados da rede particular, mas a maioria será pela ampliação da oferta na rede hospitalar estadual. A ocupação de leitos de UTI no estado é de 75,65%, de acordo com dados divulgados na segunda-feira. 

Além da abertura de novos leitos, o governador de ES vai aumentar a testagem. "Vamos testar o máximo que pudermos testar. Chegaram 62 mil testes antígeno da OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] para a gente e compramos mais 250 mil testes para fazer a testagem em massa da população?, contabilizou o governador.

Casagrande na batalha por vacina

Durante a coletiva, Renato Casagrande colocou o estado novamente à disposição para compra de doses de vacinas contra Covid-19. Essa negociação está sendo feita com 12 laboratórios. Ainda de acordo com o governador, o Espírito Santo tem R$ 200 milhões disponíveis para a compra de imunizantes.

"A estratégia dos estados é a busca de laboratórios que não tenham contrato com o Governo Federal para fazer a compra das vacinas e incluí-las no plano nacional de imunização. Queremos que todos os brasileiros sejam vacinados ao mesmo tempo?, disse.

Nesta terça-feira (2), Casagrande também irá se reunir em Brasília com outros governadores para visitar a sede da União Química, laboratório representa a vacina russa Sputnik V no Brasil. O imunizante está na última fase para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também haverá uma reunião com o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AP), para conversar sobre diretrizes para o enfrentamento da pandemia, que vive seu pior momento no país.

Em Brasília para visita ao laboratório da União Química que produz a vacina Russa Sputinick e, reunião com o pres. Câmara, Dep. Arthur Lira, para debatermos medidas de enfrentamento à COVID e assuntos de interesse dos estados. Vamos juntos vencer a pandemia e os negacionistas.

? Renato Casagrande (@Casagrande_ES) March 2, 2021

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: